8 de agosto de 2013

Estudantes de São José (SC) participarão de palestra sobre "Álcool e a Segurança no Trânsito"

A Secretaria de Segurança Defesa Social e Trânsito de São José (SC), em parceria com a Guarda Municipal, irá realizar diversas palestras, nos meses de agosto e setembro de 2013, com o tema Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas.
           
O Objetivo é Sensibilizar os estudantes da Educação de jovens e Adultos e do Ensino Médio sobre os efeitos do álcool no organismo, as consequências de sua mistura com a direção e a responsabilidade de cada um sobre a segurança no trânsito.

Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas” é o tema eleito pelo Denatran para ser trabalhado na Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.

Este tema é fundamental, pois a ingestão de álcool causa diversas alterações no organismo e sua mistura com a direção de veículo automotor tem sido a causa de diversos casos de violência viária. Enfatizar este tema com motoristas e pedestres é extremamente importante e deve ser realizado por meio de atividades que despertem o interesse e provoque a reflexão.

A palestra educativa possibilita a apresentação de dados que promovem a reflexão, usando diversos instrumentos como: linguagem oral e escrita, imagens, vídeos e interação com os participantes.

A escolha pelos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos deu-se por tratar-se de indivíduos que possuem mais de dezoito anos, sendo, em sua maioria, motoristas de veículo automotor, ou seja, pessoas que provavelmente convivem constantemente no trânsito.

Outro motivo é o alto índice de jovens que se envolvem na violência viária. De acordo com as estatísticas do DPVAT, gráfico 1, a maior parte das indenizações pagas por morte no trânsito, no Brasil, em 2012, foi para vítimas com idade entre 18 e 34 anos (41%), envolvendo motocicletas 22%, automóveis 16% e caminhões 3%.


Gráfico 1: Indenizações pagas por morte por faixa etária e tipo de vítima.
Fonte: Seguradora Líder DPVA (2013)

Estes dados revelam que, em 2012, foram pagas, no Brasil, 24.908 indenizações por morte de jovens na faixa etária de 18 a 34 anos, no trânsito. Com base nisto, observa-se que esta faixa etária precisa ser priorizada nas atividades que envolvem pesquisas educacionais, a fim de investigar o olhar deste público sobre o trânsito.

Entre os Conteúdos que serão discutidos nas palestras destacam-se:

1.    Publicação das Leis 11705/98 (LEI SECA I) e 12.760/12 (LEI SECA II).
2.    Lei seca II - dúvidas e velhos mitos (implicações legais do uso de enxaguantes bucais; os riscos de consumo de alimentos temperados ou que contenham álcool, como bombons aromatizados com licor e carnes ao vinho);
3.    Tirar o foco no produto (bebidas alcoólicas) e nas razões de seu uso e consumo (lazer e diversão) e mirar nos efeitos dos componentes químicos presentes nas drogas lícitas (álcool e medicamentos receitados) e ilícitas que afetam a coordenação motora, as condições psíquicas e o tirocínio de quem os consumiram e/ou usaram;
4.    Segurança do motorista e do pedestre.
5.    Trânsito e valores.

As palestras serão realizadas nas escolas da rede municipal e particular de São José, devendo contemplar aproximadamente 2.000 estudantes da EJA e do Ensino Médio.

Serão ministradas pela professora Irene Rios, especialista em Gestão e Segurança de Trânsito e mestranda em Educação. A palestrante terá a colaboração de efetivos da Guarda Municipal de São José.

Currículo da Irene Rios: http://lattes.cnpq.br/0363235000015600

Nenhum comentário:

Postar um comentário